Como ocorre anualmente, conforme agosto se aproxima muitos dos devotos de
Hekate começam as preparações para celebrar o chamado “dia de Hécate”, mas o que poucos conhecem é a verdadeira origem dessa data. Ao contrário do que se imagina comumente o dia 13 de agosto é uma celebração moderna, sem bases na antiguidade clássica, não há qualquer registro histórico sobre festivais para Hekate nesse dia.
Então da onde surgiu a celebração moderna? Tara Sanchez, autora do livro The Temple of Hekate – Exploring the Goddess Hekate Through Ritual, Meditation and Divination nos apresenta as possíveis origens dessa celebração moderna em seu blog http://www.templeofhekate.net/blog/about/. Segundo apresentado por Tara no post intitulado “And in the absence of facts…..Modern Festivals to Hekate”, essa data vem de uma má compreensão sobre o antigo calendário ático, conforme trecho em livre tradução abaixo:
“[…] O 13 de agosto é outro, uma data moderna fixada como resultado de uma má
compreensão de como o calendário ático funcionou, mas cresceu e inchou e realmente
se tornou algo, uma coisa mundial. Uma coisa que as pessoas podem acompanhar,
trabalhar em conjunto, criar e compartilhar, rir e amar. Como isso pode ser ruim? […]”
Tara vai nos mostrar ao longo do texto que o dia 13 foi confundido com o festival
romano da Nemoralia e o mal datado Festival de Kourotrophos, epíteto compartilhado por Ártemis e Hekate, que realmente deve ser comemorado no 16 Metageitnion.
Lembramos que o calendário ático era uma mistura entre os calendários lunares e onosso calendário solar, como resultado apesar de ter 12 meses a duração de um mês variava entre 29 e 30 dias e com isso o ano tinha 354 dias. A noção de ciclo, e sobretudo o fato de intercalar um mês suplementar, faz impossível que coincida de maneira exata os meses ateniense e os meses do calendário gregoriano.
Mas, isso não significa de forma alguma que os devotos devam se abster de celebrar a data, apenas porque ela tem uma origem moderna, Hekate com certeza aprecia todos os gestos e as novas datas de devoção, apenas devemos tomar cuidado para conhecermos realmente nossas celebrações.